ptzh-CNenderues

Selos

5 4 2 P SELO IBD portO IBD – Associação de Certificação Instituto Biodinâmico é uma organização que desenvolve atividades de certificação de produtos orgânicos e biodinâmicos. Foi instituída em 1991, desmembrando-se do então Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural.
E orgulha-se em ser a maior certificadora da América Latina e a única certificadora brasileira de produtos orgânicos com credenciamento IFOAM (mercado internacional), ISO/IEC 17065 (mercado europeu-regulamento CE 834/2007), Demeter (mercado internacional), USDA/NOP (mercado norte-americano) e aprovado para uso do selo SISORG (mercado brasileiro), o que torna seu certificado aceito globalmente.

 

  

selo-certificacao2O Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SISORG), administrado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, do governo brasileiro, foi criado para identificar e controlar a produção nacional de alimentos orgânicos, quanto a sua origem e processo produtivo.
Trata-se de uma estrutura operativa constituída de órgãos da administração pública federal e pelos Organismos de Avaliação da Conformidade – OAC (estes, formados e autorizados após Certificação por Auditoria e Sistemas Participativos de Garantia, credenciados pelo Ministério). Mediante convênios, os Estados e o Distrito Federal poderão ingressar no SisOrg.

O selo público oficial que passou a ser usado para identificar e controlar a produção nacional de orgânicos a partir de 1 de janeiro de 2011.

O produto orgânico, ou alimento orgânico, tem de ser produzido em um ambiente de produção orgânica, realizada com base nos princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.

Na agricultura orgânica não é permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente. Não são utilizados fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos.

O selo visa identificar os produtos orgânicos em que a avaliação da conformidade foi realizada por organismos credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A folha verde como elemento principal remete à pureza do produto, por ser a parte mais delicada da planta. Aproveitamos a letra "O" da palavra orgânico para sugerir o sol por trás do horizonte, principal fonte de energia para o plantio. Um fio de contorno preto delimita irregularmente a figura, acompanhando seu desenho. O fundo que preenche o interior do fio de contorno deve ser branco.

Veja no link abaixo o Certificado emitido pelo IBD à Itabaú:

Certificado

logo completo

Copyright © 2017 Itabaú - Site Desenvolvido por LG Primo